3 Coisas Que Você Precisa Saber Antes De Começar o Seu TCC

A maioria das pessoas que precisam apresentar o TCC para finalizar o desenvolvimento de algum curso, sentem uma insegurança na hora de iniciar o trabalho, fincando com muitas dúvidas e incertezas.

Vale ressaltar que isso é algo normal. Já que, o peso desse projeto é decisivo para a classificação da pessoa em nível e experiência, além de ser a forma de definição exata da conclusão do curso em questão.

tcc

No entanto, existem algumas coisas que devem ser levadas em conta antes de começar a produzir o seu trabalho.

Elas irão ajudar e conduzir o formando a se destacar e redigir com facilidade e excelência.

Se você se interessou para conhecer essas dicas e preparações iniciais continue lendo esse post, pois ele irá incrementar seu conhecimento e esclarecer alguma dúvidas a cerca de como fazer o seu TCC. Vamos lá!

Trabalho prévio

Bem antes de realmente colocar a mão no papel ou editor para fazer suas primeiras anotações e rabiscos é preciso que se tenha conhecimento de algumas vertentes e caminhos durante o trabalho, além de prepará-los com firmeza.

tese tcc

Na produção de um TCC se tem a oportunidade de ser auxiliado por um orientador que guiará você ao longo do curso do projeto e ajudará a tornar as tarefas mais simplificadas, explicando-as e, até, auxiliando no fortalecimento os seus argumentos.

Sempre explicando como fazer o seu TCC

Quando for escolher esse profissional tenha em mente que ele deve ser alguém bem capacitado no assunto que você irá abordar ao longo do seu projeto.

Você pode até unir o útil ao agradável, procurando alguém que tenha certa afinidade também, pois isso facilitará o processo.

Lembre-se que não é proibido fazer a troca dele no meio do desenvolvimento do trabalho, mesmo que seja algo desagradável.

Isso pode sim acontecer, contanto que seja por motivos realmente precisos, como falta de consideração e orientação por parte do profissional.

Seja organizado

organizado nos estudos tcc

Dentro de um TCC o que não pode faltar é a organização, pois ela irá definir o nível de desenvolvimento de seu trabalho e também a sua capacidade de produção, quanto mais ordenadas forem as suas atividades, mais conciso será o seu projeto.

Seria uma boa iniciativa procurar formular um cronograma de elaboração, as regrinhas de como fazer o seu TCC devem estar devidamente anotadas e grifadas, além de diversos incrementos, como pesquisas, redações, imagens, infográficos, etc.

No cronograma de atividades seria bom, também, adicionar o seu objetivo, para dar aquela motivação especial. Sempre com datas e horários pré-determinados e bem estipulados, além de lembrar-se de sempre seguir à risca: nada de desorganização.

Dê importância ao tema escolhido

tema tcc

Uma vez que você já tem em mente sobre o que o seu TCC vai falar, defender ou esclarecer, chegou a hora de partir para a construção de um conhecimento mais sólido a cerca dele, estudar nunca é demais.

Procure algumas fontes confiáveis para se aprofundar no assunto. Negue o tempo livre em grande quantidade, esteja sempre procurando saber mis e se inteirar em todos os tópicos ramais possíveis.

Para que esteja pronto o suficiente para a produção, e tenha como se posicionar frente às perguntas da mesa.

Faça simulações com seus colegas e familiares como se já estivesse apresentado e os peça para questionarem você. Assim, você terá uma idéia de como será realmente na hora da exibir o seu projeto.

Mantenha o foco em apenas um e tente não ficar mudando seu tema com frequência, pois ocasionará a perda de um tempo que é muito significativo dentro do trabalho.

E então, como fazer um TCC? Resumidamente: planeje-se, organize-se e estude, estude, estude muito mesmo. Boa Sorte!

VEJA TAMBÉM!

Leave a Reply

Todos Direitos Reservados!© 2008 •Orientadores online