O QUE É UMA MONOGRAFIA 

Mas Oque Significa Exatamente Fazer Uma Monografia?

dúvida sobre monografia

A monografia comunica o resultado final de uma pesquisa, ou de uma reflexão.

Demonstra a posição do autor sobre o tema-problema. Informa os procedimentos e os resultados de uma pesquisa científica à comunidade acadêmica.Contribui para o desenvolvimento da Ciência.

Monografia é um texto dissertativo que trata de um assunto particular de forma sistemática e completa.

É o relatório de um estudo realizado com profundidade, seguindo métodos científicos de pesquisa e de apresentação de um assunto em todos os seus detalhes, como contribuição a uma área da Ciência.

Antes de partir para a elaboração da monografia, é necessária a elaboração de um projeto de pesquisa.

Leia mais sobre o projeto de pesquisa.

elaborar projeto monografiaIsso quer dizer que o autor deve ater-se a um assunto apenas. 
Não se pode desviar do tema central e privilegiar assuntos paralelos. A rigor, o trabalho monográfico é confrontar as várias opiniões encontradas sobre o mesmo assunto. O pesquisador deverá traçar uma trajetória entre os diversos ângulos pelos quais o assunto é compreendido por estudiosos abalizados da área, para que possa formar a sua interpretação do tema.

Os alunos geralmente indagam a diferença entre a monografia, a dissertação, e a tese. A amplitude de utilização do termo costuma gerar mal-entendidos.

Por um lado, monografia pode ser qualquer trabalho escrito que versa sobre um determinado tema. Por outro lado, tem uma aplicação mais restrita, implicando os resultados de uma pesquisa.

Em geral, produz-se uma monografia como requisito parcial para a aprovação em disciplinas e cursos de nível superior e de pós-graduação lato sensu (especialização)

—É parte da sistemática de avaliação da aprendizagem. Também são produzidas monografias de iniciação à pesquisa científica.

Em nível de mestrado, defende-se uma dissertação para uma banca examinadora composta por quatro doutores, e entre esses um é membro suplente.

No âmbito do doutoramento defende-se uma tese para uma banca examinadora composta por sete doutores, dos quais dois são suplentes.

Esses três trabalhos acadêmicos diferem entre si pelo grau de amplitude, pela profundidade da pesquisa efetivada, pela extensão do texto, pelo nível de conhecimento, e pela maturidade técnica demonstrados.

A tese de doutoramento deve apresentar um caráter de originalidade ou de inovação, o que não é exigido pela comunidade acadêmica internacional para os níveis antecedentes.

Quanto à forma, não diferem, pois todo trabalho científico deve ater-se às normas da metodologia científica.

tese

A exigência da amplitude de leitura é mais restrita para os autores de monografias de final de curso de graduação e de pós-graduação lato sensu.

Esse trabalho é voltado para a assimilação de conteúdos, para a eficiência em fichamentos, para uma reflexão mais aprofundada de um determinado assunto, e para o esforço em correlacionar observações e fatos.

O pesquisador deve demonstrar que conhece a literatura relacionada a um tema e a metodologia da pesquisa científica.

Uma monografia é, portanto, um texto narrativo-dissertativo em que se relatam os procedimentos de uma investigação científica e em que se acumulam todas as informações sobre essa investigação.

Na monografia o pesquisador estabelece as relações e as regularidades existentes entre as informações sobre um determinado objeto da Ciência, explicitando os seus porquês, e utilizando coerentemente os resultados de outras pesquisas sobre o mesmo para a comprovação de uma ou várias hipóteses

VEJA TAMBÉM!

 

Leave a Reply

Todos Direitos Reservados!© 2008 •Orientadores online