Qual o Melhor Modelo de TCC?

modelo tcc
Na hora de produzir um Trabalho de Conclusão de Curso o comum é se achar inseguro e com diversas dificuldades, além de pensar que agradar a banca vai ser, até mesmo, uma tarefa quase que impossível.

No entanto, o formando só vai precisar se inteirar no assunto, pesquisar um bom tema de que tenha conhecimento e saber desenvolvê-lo.

Parece até uma tarefa bem simplificada, mas que requer muita concentração, tempo e dedicação.

Além disso, vale lembrar-se das queridinhas dos professores: as famosas e sempre presentes normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Você terá de segui-las à risca, sob pena de anulação do seu trabalho, até.

Mas qual o melhor modelo de TCC?

Hoje, trouxemos para você uma série requisitos e fundamentos básicos à um modelo de TCC que realmente consiga agradar à bancada avaliadora.

Se você se sentiu interessado em descobrir leia esse post e fique por dentro de tudo. Vamos lá!

Autenticidade e Auto-representação

O trabalho que você vai desenvolver precisa estar a sua cara.

É óbvio que você não vai sair por aí colocando a formatação e estruturação que “der na telha”, mas sim tratando de um tema de alto conhecimento seu e com a sua forma de expressão e ponto de vista.


Distribua o conhecimento adquirido sobre o assunto em todos os tópicos pré-requisitados pela ABNT da melhor forma possível, eles servirão de subsídios educacionais para o profissional que você está prestes a se efetivar em carreira.

Nada de ficar plagiando o texto de outras pessoas que se destacaram no mesmo tema ou em modalidades parecidas, isso não é lealdade e te fará alguém de sabedoria superficial.

Com um conhecimento bem supérfluo e sem base.

Além disso, faça uso, no seu projeto, dos elementos que achar necessário, mesmo que eles não sejam obrigatórios, como dedicatórias e glossários.

Isso fica a seu critério, mas utilizá-los pode até te colocar um passo a frente.

Escolha um tema que você sabe

Na hora de fazer a seleção do melhor tema que você chegará a trabalhar no seu TCC é preciso que você não se baseie em opiniões alheias, seja confiante em si mesmo e filtre opiniões de terceiros, pois eles podem acabar atrapalhando na sua produção, ok?!

Opte por algum conteúdo que você domine e que obviamente esteja incluindo no mundo que engloba a sua profissão.

Esteja inteirado e pesquise sempre mais, o conhecimento que se adquire nunca é o suficiente, sabia?!

Se você se interessar por algum outro tema que ainda não conheça é necessário que você se prepare com antecedência, então. Já que, vai precisar fazer novas pesquisas começando do zero.

Seria bem interessante estudar até mesmo os ramais do conteúdo para estar firme nas respostas a questionamentos de qualquer natureza.

Não é legal que se fique procurando mudar de tema no decorrer do desenvolvimento do trabalho, pois isso só pode prejudicar você, te deixando com um menor tempo para fazer o modelo de TCC perfeito.

Não fuga às regras da ABNT

abnt

Outro aspecto bem importante a se observar na hora de sentar para pensar o modelo de TCC perfeito são as normas e regrinhas especiais aplicadas a ele e desenvolvidas pela ABNT.

Elas definem diversos elementos, como: organização, estruturação, formatação e conteúdo. Esteja sempre prestando atenção nelas e não fuja desse padrão.

Pois, assim você poderá, até mesmo, ter seu trabalho desconsiderado.

Ficou claro?! Então agora é só pôr a mão na massa e começar as produções. Preste bem atenção aos detalhes, pois eles fazem toda a diferença na hora da correção e classificação, ok?!

Boa sorte no seu TCC!

VEJA TAMBÉM!

Leave a Reply

Todos Direitos Reservados!© 2008 •Orientadores online